
Plataforma coloca Barra do Garças como 3º melhor destino de ecoturismo do Brasil
- Mara Kisner III
- há 6 dias
- 2 min de leitura
Barra do Garças foi apontada como um dos melhores destinos de ecoturismo do Brasil para 2026, conforme lista elaborada pela plataforma especializada PlanetaEXO. O município conquistou a 3ª colocação entre lugares com vasta oferta de recursos naturais no país, à frente de regiões consagradas como Fernando de Noronha (PE) e Pantanal (MT/MS) destaca o site Semana 7.
No ranking geral, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA) lidera a lista, seguido pela Amazônia e por Barra do Garças. Esta última, segundo a plataforma, chama atenção pelo clima tranquilo e pela diversidade de atrativos naturais, como mirantes, cânions, piscinas naturais, águas termais e cachoeiras de grande porte. O calor que predomina ao longo do ano também é destacado como um fator que favorece o turismo de natureza, especialmente em períodos de visita às cachoeiras e rios da região.
Não há quem não se apaixone pelas trilhas e belíssimos mirantes do Parque Estadual da Serra Azul, bem como pelos cânions estreitos, as piscinas de águas termais, as diversas cachoeiras de quedas altas e as paisagens cercadas por árvores e céu azul”, diz trecho da publicação.
Além de Barra do Garças, Mato Grosso também aparece no ranking com o Pantanal, na 8ª posição, e Nobres, em 10º lugar. O resultado reforça o estado como um dos principais polos de ecoturismo do Brasil.
O levantamento da PlanetaEXO priorizou destinos com vivências ao ar livre e experiências imersivas, valorizando a conexão com o território e os impactos positivos para as comunidades locais. A proposta é incentivar viagens mais longas e conscientes.
Confira a lista completa dos destinos turísticos com curadoria do PlanetaEXO:
1. Lençóis Maranhenses (MA)
2. Amazônia (AM/PA)
3. Barra do Garças (MT)
4. Chapada Diamantina (BA)
5. Cambará do Sul (RS)
6. Jalapão e Serras Gerais (TO)
7. Chapada dos Veadeiros (GO)
8. Pantanal (MT/MS)
9. Vale do Catimbau (PE)
10. Nobres (MT)
11. Serra da Capivara (PI)
12. Cerrado – Trijunção (GO/MG/BA)
13. Ibitipoca (MG)
14. Abrolhos (BA)
15. Fernando de Noronha (PE)







Comentários